Ore pelos cristãos na Nigéria

Ore pelos cristãos na Nigéria

Você sabia que existe um projeto que transforma a fé cristã em algo a ser silenciado? Não estou falando de teoria da conspiração. Se você olhar os noticiários, principalmente os mais sérios e comprometidos com a verdade, irá perceber que existe no mundo uma forma de “cristofobia”. Segundo o pastor e professor Franklin Ferreira, o termo “cristofobia” define o ódio, a discriminação e a violência contra quem crê em Cristo.

Uma postagem feita pelo professor nos deixa chocados com números alarmantes em relação à perseguição:

  • 380 milhões de cristãos sofrem perseguição severa no mundo (1 em cada 7).
  • 60 países vivem perseguição “muito alta” ou “extrema”.

Isso é preocupante. Se você deseja se aprofundar mais sobre os países perseguidos, é só dar uma olhada no site da organização Portas Abertas. Você descobrirá que a perseguição ao cristianismo é real no mundo atual.

 

A Crise de Perseguição a Cristãos na Nigéria

A Nigéria é um país onde aldeias cristãs são dizimadas por grupos jihadistas. Segundo o site Portas Abertas (ONG reconhecida por ajudar cristãos perseguidos no mundo), a Nigéria está na sétima posição no ranking de países perseguidos.

Atualmente, os tipos de perseguição aos cristãos na Nigéria são: hostilidade etno-religiosa, opressão islâmica, nacionalismo religioso, paranoia ditatorial, corrupção e crime organizado. O país tem 229,1 milhões de pessoas, e 106,6 milhões fazem parte da população cristã atualmente. Uma rápida visita às redes sociais revela a situação de perseguição no país. Em uma delas, cristãos aparecem cultuando em destroços de uma igreja queimada.

Algumas outras postagens que aparecem nas redes sociais não são novas, porém ainda relatam o estado do país. E enquanto isso, os defensores dos direitos humanos se calam. Esse silêncio impera pelo fato de a perseguição na Nigéria não se enquadrar no ideal marxista. A situação é tensa e crítica.

Enquanto escrevo este artigo, o governo da Nigéria insiste em dizer que não existe nenhum “massacre” cristão no país. Recentemente, o presidente dos Estados Unidos cobrou uma ação do governo da Nigéria diante das perseguições. Uma de suas falas repercutiu nas redes: “Se o governo nigeriano continuar a permitir o assassinato de cristãos, os EUA interromperão toda a ajuda e assistência à Nigéria. E, se for preciso, entraremos lá para acabar com os terroristas islâmicos.”

Outros países também permanecem de olho na situação, mas a maioria dos poderosos do mundo faz vista grossa.

 

A Crise de Comodismo no Cristianismo Atual

Talvez ao ler este subtítulo você diga: “Mas nem todo cristão é igual, existem cristãos que oram e ajudam missões e países perseguidos”. Sim! Eu tenho ciência disso. Mas o meu objetivo com este artigo é alertar. Não sou um comentarista político e nem estou me embrenhando no meio das notícias. Sou um cristão como você que lê este artigo e talvez esteja neste momento pensando seriamente sobre a situação da igreja na Nigéria.

Os irmãos nigerianos precisam de nossa ajuda, que pode ser dada a eles em forma de oração ou de ajuda a organizações que conseguem alcançar os cristãos do país. Pessoas estão sendo perseguidas, sequestradas, presas e mortas por causa da cruz, e nós, o que estamos fazendo? Será que não somos capazes de nem ao menos levantar um clamor por eles?

Infelizmente, o comodismo tem sido parte da vida da maioria dos cristãos em nosso país. No Brasil, estamos em uma situação confortável, pois vivemos debaixo de uma constituição onde é mais difícil acontecer uma perseguição escancarada. É cômodo, não é mesmo? Fazemos nossos devocionais, lemos nossos livros, vamos aos templos adorar o Senhor, e não há nada de errado nisso. O problema é quando nos esquecemos da pessoa ao lado. Nos esquecemos que o cristianismo é “vertical”, mas também “horizontal”.

Devemos entender que não é possível uma nação se dizer cristã sem se importar com outra nação, que está sendo perseguida. Já parou para pensar que isso poderia acontecer com a gente? Precisamos repensar como estamos vivendo o evangelho.

 

Como Ajudar?

Como cristãos, uma das formas mais rápidas de ajudar irmãos perseguidos no mundo é orando. Sim, devemos lembrar deles em nossas orações. Individualmente, em família e na igreja, devemos levantar o clamor, crendo que Deus pode ouvir e dar livramento aos irmãos nigerianos.

Em segundo lugar, devemos mobilizar igrejas para esse problema. Em outras palavras, devemos nos conscientizar sobre o assunto. Só assim seremos verdadeiramente despertados a ajudar.

E em terceiro e último lugar, você faria bem em ajudar a igreja na Nigéria por meio de ONGs. E aqui desejo ser bem prático. Portas Abertas talvez seja um dos trabalhos mais sérios que eu conheça, e você pode ajudar a igreja na Nigéria visitando o site e participando das campanhas disponíveis ali. O site é este: https://portasabertas.org.br/

Através desse portal, você pode fazer com que cristãos sejam ajudados e que a palavra de Deus seja levada a mais pessoas.

Igreja, vamos arregaçar as mangas e ajudar nossos irmãos e irmãs. Se você não puder ajudar monetariamente, pelo menos dobre seus joelhos. Só não caia na tentação do comodismo, no tipo de tentação que te faz fechar os olhos para o sofrimento do seu irmão.