“Os olhos do SENHOR passam por toda a terra para mostrar sua força àqueles cujo coração é inteiramente dedicado a ele.” 2 Crônicas 16:9a (NVT)
O texto acima revela um Deus onisciente que observa toda a Terra. Seus olhos percorrem o mundo inteiro, procurando pessoas dedicadas a Ele. O contexto que leva a esse versículo revela a falta de fé do rei Asa, que, em vez de pedir ajuda a Deus, contou com o auxílio de Ben-Hadade, rei de Harã. Ele poderia ter confiado no Deus Todo-Poderoso, como indicado no versículo 8 do mesmo capítulo, mas sua escolha foi fazer o que era fácil e conveniente no momento. Facilidade e conveniência podem nos afastar da vontade de Deus e devemos tomar cuidado com isso.
Deus Não Unge Métodos, Mas Pessoas
Apesar dos erros do rei Asa, isso de modo algum muda o fato de que Deus escolhe pessoas para o Seu propósito, assim como escolheu Davi e tantos outros reis que honraram e adoraram o nome do SENHOR. Como diz o pastor E. M. Bounds no primeiro capítulo de seu livro “O Poder Através da Oração”, o Espírito Santo não flui através de métodos, mas através de pessoas. No mesmo capítulo, ele afirma que Deus “não unge planos, mas unge pessoas — pessoas de oração.”
A oração evita que caiamos no erro de confiar nos homens e não em Deus. Sem oração corremos o risco de confiarmos em nós mesmos. A falta de oração tira o foco de Deus e faz a gente confiar na própria força. Na época das guerras do povo de Deus, as pessoas eram sempre tentadas a confiar no poderio militar, mas o povo de Deus confiava no nome do SENHOR (Salmos 20:7). Aqui há uma comparação e um ensino: a força humana se mostra muitas vezes mais conveniente e prática já a força de Deus é algo que vemos pela fé.
O rei Asa só viu aquilo que estava a sua frente e a única solução foi alugar um outro exército. Porém, se orasse veria pela fé que Deus estava ao lado dele. A falta de oração fez com que o rei fosse rejeitado por Deus através da repreensão de seu profeta.
O Coração Íntegro que Deus Procura
Quando Deus procura pessoas, Ele olha para o coração, como diz o texto. O coração que Ele usa é inteiramente dedicado a Ele. O autor de 2 Crônicas fala aqui de um coração íntegro (inteiro). O sentido é que o coração é completamente voltado e dedicado a Deus. Não são pessoas de coração ou mente dobre.
Quando olhamos para o contexto da passagem em análise, descobrimos que Asa teria tomado uma boa decisão se simplesmente orasse a Deus. Na história de Israel, vemos que os reis mais eficazes foram aqueles que confiaram no SENHOR e buscaram Sua vontade em oração e súplica. Quando oramos, o céu se abre. Quando oramos, as muralhas caem e o Reino de Deus vem a nós. Deus procura pessoas que oram.
O Perigo do Pragmatismo na Igreja Atual
Infelizmente, muitos cristãos têm dificuldade em orar. Na literatura de E. M. Bounds, ele é bem enfático quanto à importância da oração. Esse homem foi um pastor e capelão metodista que escreveu cerca de onze livros, nove deles sobre oração. Seus argumentos partem do entendimento bíblico de que a oração deve ser essencial na vida do cristão. Em um de seus livros, ele critica a igreja de sua época, que já naquele momento estava procurando soluções em métodos e planos.
Nos tempos de E. M. Bounds o pragmatismo já começava a crescer no meio evangélico (1865). Ao olharmos para as igrejas de hoje, descobrimos o mesmo problema: a importância do método em detrimento das pessoas. Uma igreja organizada é uma bênção, mas não devemos enfatizar planos e métodos e deixar de lado aquilo que Deus acha mais importante: as pessoas. Nossos planos e métodos devem envolver e alcançar as pessoas. Não devemos nos esquecer que igrejas são organizações formadas por pessoas reais, com problemas e dilemas reais em um mundo real. Uma igreja sem pessoas é só um prédio com paredes e bancos.
A Oração que Nos Custa Tudo
A Palavra de Deus diz que Ele procura pessoas que O adorem em Espírito e em verdade (João 4:23-24). O Pai procura por esses, conforme ensina João. Que nós, como Igreja do Senhor, possamos ser como esses que Deus procura e encontra. Que nosso coração e nossa vida possam ser íntegros, buscando sempre a dedicação a Deus.
O mundo precisa de pessoas que orem e se entreguem a Deus, pessoas dispostas a carregar a cruz por amor ao evangelho de Cristo. Segundo Steven Lawson, isso vai nos custar tudo. Mas, no fim, descobriremos que a escolha para a qual Cristo nos chamou valerá muito a pena.
Até hoje me lembro de um vídeo do pastor John Piper que serviu para me alertar acerca da oração. É um vídeo de 14 anos atrás chamado “Faça Guerra”. Nele, Piper explica que oração é guerra. Não é coisa fácil. E não é fácil porque nos humilha. Não é fácil porque nos coloca de joelhos. A oração nos quebra. Oração nos coloca no nosso devido lugar. É lutar contra o nosso próprio ego.
Ore com dedicação! Os olhos de Deus procuram por pessoas como você!
Acompanhe nosso Blog conhecendo nossas categorias:
https://teoloverso.com.br/categorias/Recomendação de Leitura:
O Poder Através da Oração de E. M. Bounds
https://amzn.to/4fV7dNsOutras obras de E. M. Bounds
https://amzn.to/3HN3NQ3